Vendas, compras e despesas devem ser acompanhadas e avaliadas com frequência. A saúde de um negócio depende de controle financeiro eficaz e eficiente. Conheça oito dicas para a organização contábil da sua empresa.

1) Registros mínimos sobre as operações, como:
– Vendas à vista ou a prazo;
– Compras por grupos e departamentos;
– Despesas com pessoal de vendas e administrativo;
– Despesas indiretas;
– Desencaixes com impostos e encargos;
– Pagamentos e recebimentos.

2) Reúna informações que possibilitem fazer um planejamento financeiro.

3) Colete dados sobre as vendas por grupos ou departamentos e por loja, com seus valores devidamente deflacionados, como:
– Quais mercadorias, quanto e quando comprá-las;
– Calendário de promoções e campanhas;
– Conhecimento das temporadas baixas e preparação para investimentos nas altas;
– Estipulação de cotas de compras;
– Conhecimento das particularidades de cada ponto de venda;
– Visualização, em gráficos, do desempenho das vendas.

4) Reúna o pessoal da empresa para demonstrar o fechamento do balanço de verificação, mensalmente, que deve ser executado o seguinte cálculo sintático:
(+) Vendas à vista
(+) Vendas à prazo
(=) Total de vendas
(-) Custo das mercadorias
(-) Impostos diretos
(-) Comissões + DSR + Encargos
(-) Outros custos diretos
(=) Lucro bruto ou margem
(-) Despesas indiretas ou custos fixos
(=) Resultado Operacional

5) Exija e analise com o contador os balancetes mensais.

6) Administre suas compras e estoques por departamentos ou grupos.

7) Ordene os levantamentos e inventários por linhas de mercadorias similares e correlatas.

8) Trabalhe com estoque mínimo para diminuir a necessidade de capital de giro.

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