Sendo um dos segmentos que mais cresce no país e no mundo, o e­-commerce tem se tornado a preferência de muitas pessoas, seja do empresário, que deseja aumentar seus lucros e expandir ou até mesmo do consumidor, que consegue encontrar opções mais econômicas e conforto para realizar suas compras.

O e-­commerce é capaz de dar mais autonomia ao empreendedor, que consegue gerir seu negócio com maior liberdade. No entanto, é necessário estar atento a alguns princípios básicos e fazer um planejamento estratégico, a fim de assegurar a saúde financeira da empresa.

Escolha um escritório confiável

É importante escolher uma empresa confiável que poderá guiá­-lo em meio a um setor que muitas vezes é novo para o pequeno empreendedor. Busque uma consultoria e contrate um escritório de contabilidade que cuide adequadamente das finanças, gastos e lucros de sua empresa.

Consulte a reputação

Além de consultar as referências entre conhecidos ou até mesmo na internet, você também pode buscar no Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon) do estado para saber se o escritório é filiado. É possível também consultar o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para verificar a situação dos profissionais que irão atendê-­lo.

Automatize os processos internos

Esteja aberto às sugestões que forem mais viáveis para o seu empreendimento e que normalmente virão dos profissionais mais capacitados para propor essas alternativas. Automatize os processos internos, visando economizar tempo e dinheiro.

Busque conhecer mais da área

Uma boa maneira de conseguir fiscalizar o trabalho que está sendo feito é conhecendo mais da área. Você não precisa ter um conhecimento específico, mas é importante possuir as informações necessárias do que deve ser feito e como, visando as regras que sejam mais importantes aos e-­commerces.

Guarde todos os documentos

Os documentos devem sempre ficar em posse do proprietário, por isso, cuide adequadamente de todos eles, assim como das contas da sua empresa.

Atente­-se aos prazos

O escritório de contabilidade auxiliará nas análises de impostos diretos e indiretos, como por exemplo a revisão de cálculos dos tributos, porém, o pagamento é de responsabilidade do setor financeiro da própria empresa. Por isso, por mais que tenha uma equipe externa de profissionais, auxiliando nessas tarefas, fique atento aos prazos para não ter prejuízos com multas por atraso. O pagamento de tributos deve estar sempre em dia.

Controle gastos e entenda os lucros

Siga as instruções da empresa contratada para que você consiga controlar os gastos e saber administrar os lucros. A atenção deve ser ainda maior quando se trata de marketplaces, onde seus produtos são comercializados com os de outras empresas.

Conheça as soluções contábeis, fiscais e tributárias que a WMartins pode oferecer para você e sua empresa, acesse: wmartinscontabilidade.com.br.